A Vila de Casal de Cambra como provavelmente sabeis possui escassos monumentos que vindos do passado, nos lembrem o que foi o viver das gentes que por estas terras passaram.
A Casa das Aguas Férreas, ou Quinta das Águas Férreas como também é conhecida é um deles.
Infelizmente do passado apenas restam, que se saiba estas duas fotos que referem como as Águas de Casais (Caneças), como eram conhecidas na época, pensa-se que no inicio do século XX, ou mesmo finais do IX,
foram termas, como se poderia verificar pelos balneários anexos entretanto derrubados pela C.M.S., cujas fotos igualmente possuimos. Posteriormente às imagens aqui expostas, esta construção sofreu um acrescento tendo servido de casa de habitação.
Como monumento que é, mereceu desde cedo o interesse da C.M.S., na pessoa da Drª Edite Estrela que assim pretendia vê-la restaurada. Infelizmente, por vezes a politica é madrasta e afasta os competentes, para no seu lugar, colocar a incompetência o deixar andar, a ausência de sensibilidade para estas coisas tão importantes para as populações.
O projecto foi iniciado e passados alguns anos, concluído, orçamentado tendo chegado a estar em orçamento camarário, por várias vezes e por várias vezes retirado. O seu destino seria uma espécie de Casa da Juventude, para Escuteiros e grupos de jovens.
Nas próximidades situa-se o Pavilhão Gimno Desportivo Municipal, a inaugurar muito em breve, a data está no segredo dos Deuses, mas, deixem-me adivinhar, será antes das eleições, não será Sr. Marco Almeida/Sr. Seara? Este pavilhão obra de vulto cerca de 3 Milhões de Euros, vai ficar com a ruína que, neste momento ainda está pior do que a foto mostra, pois que se encontra completamente esventrada e quase em ruína, vai ficar com vista para este exemplo de desleixo e incúria que tem sido os mandatos deste executivo à frente dos destinos da C.M.S.
Sem comentários:
Enviar um comentário