Sim D. Fernanda é verdade e a Srª sabe-o muito bem. A porta do meu gabinete está sempre aberta a todos os fregueses. Não tenho dias nem horas de atendimento determinados. Todos são recebidos por mim e todos tem uma resposta aos problemas, ou questões que nos colocam. Por vezes não será aquela que estariam às espera mas, como sabe muita coisa não depende de nós.
Desde pessoas com dificuldades em comprar medicamentos, por exemplo, em pagar a renda de casa, em resolver problemas com a C.M.S., nunca deixei de ouvir quem quer que me procurasse. Até a Srª no âmbito profissional, já me tem procurado e como sabe sempre procurei ajudar a resolver os problemas dos nossos fregueses, sem qualquer outro objectivo que não fosse a dedicação efectiva a Casal de Cambra. Isso não o vai poder negar, até porque há vários testemunhos. Portanto é com orgulho que todos naquela casa podem dizer, desde os funcionários ao Executivo, que se trata de uma "Junta Virada à População".
Fala na Saúde, na Educação, Urbanismo, com generalidades que qualquer cidadão poderia fazer, sem necessariamente ter de estar, mais por dentro das questões, do que a Srª. E não me venha dizer que eu tenho conhecimento das pastas e a senhora não tem. Sabe sempre procurei transmitir toda a informação que possuia, nas Assembleias de Freguesia,e até pessoalmente, se mais não sabe foi porque não perguntou.
Saúde- Trata-se de um problema do Governo, que tem neste momento em curso, um programa de reformas do sistema de Saúde que vai alterar a curto prazo a realidade que todos conhecemos, e que por exemplo já está a ter reprecussões em Casal de Cambra.
Educação- Sabe bem porque foi informado numa Assembleia, após uma ida nossa ao Ministério da Educação que, a Escola Secundária é mesmo para ir para a frente e que é intenção do ministério, construi-la logo que tal se justifique, talvez agora com a introdução do 12º obrigatório. Não é a senhora nem eu, que temos os dados para essa avaliação, mas, sim o Ministério e o Agrupamento Escolar Prof. Agostinho da Silva.
Urbanismo- Já se esqueceu que em finais de 2007 foi convidada e esteve presente numa reunião com deputados da Assembleia da Républica, Vereadores, advogados, membros de outras Associações e da Própria Associação de Proprietários de Casal de Cambra, aliás fiz questão que estivesse presente, apesar de também lá ter estado a Presidente, numa altura em que a lei estava a ser revista em sede de Assembleia da Républica.
Nessa reunião, que foi da iniciativa da Junta, discutiu-se como bem se lembra toda a problemática da lei de excepção que regula as legalizações e à qual a C.M.S. dá uma intrepertação muito sui géneris bem diferente por exemplo de Loures ou Odivelas.
Como pode então afirmar que não houve colaboração, que esta Junta não se interessa. Não desconhece seguramente que, houve loteamentos inteiros que foram refeitos, pela C.M.S. após negociação da Junta com o Urbanismo e com a aprovação do Dr. Seara.
Então porquê a afirmação no tal folheto?
Sinalização - Apresenta um exemplo com fotos, de uma situação que, à luz do nosso código é um crime, danificação de proprieade pública e sobretudo de sinalizão de tráfego. Preocupou-se em informar-se do que aconteceu? Não. Para si basta lançar a noticia, e aguardar os seus efeitos. Pois no caso vertente fique sabendo que, os sinais até estão bem colocados, basta pensar um pouco.
Aliás as questões do Trânsito são da responsabilidade da C.M.S., embora a J
unta tenha um papel primordial nesse sentido, o qual não nega. A verdade porém é que o trânsito é uma coisa demasiado séria para se pensar em revisões e alterações permanentes.Claro que as situações evoluem e são necessários reajustes, mas, não podemos ser levianos ao ponto de ao sabor de calendários eleitorais alterarmos situações apenas para agradar a este ou àquele caso pontual. A responsabilidade da governação está nisso mesmo. Saber tomar decisões e defendê-las, recuando apenas, quando se verifica que a razão não está do nosso lado e humildemente reconhecê-lo.
Esgoto a Ceu aberto - se é onde eu penso, sabe bem qual a razão porque está ainda por acabar. Mais uma vez a responsabilidade é da C.M.S e neste caso igualmente dos SMAS. O problema já poderia ter sido resolvido com uma fossa provisória até à conclusão da nova empreitada que ainda falta efectuar.
Colocar ali a foto é mera gincana politica que, creia a população de Casal de Cambra, já não engole com facilidade, até pelos comentários já ouvidos.
Srª D. Fernanda, se é Dedicada ou pretende ser, a Casal de Cambra, apresente propostas, diga o que vai fazer e como pensa fazer. Não utilize métodos ultrapassados, ou pensa que as pessoas ainda embarcam neste tipo de papelinhos. Só embarcam os indefectiveis e os seus amigos, aqueles que votariam na Srª quanto mais não fosse por representar um partido que está numa Coligação a disputar a Junta com o PS, esses vão votar sempre, até de olhos fechados.