SEJA BEM VINDO



Com este blogue pretendemos dar-lhe a conhecer a nossa obra e as propostas do PS, para próximos quatro anos, com vista a melhorar as condições de vida da nossa Vila de Casal de Cambra. Igualmente através deste instrumento, iremos desmontar as inverdades, as falácias daqueles que, com meias verdades, mentiras e artimanhas pretendem vender "gato por lebre". Infelizmente estas práticas muito correntes, ultimamente no nosso meio politico, servem para apanhar os incautos ou menos esclarecidos. Nele procuraremos mostra-vos os porquês de muitas coisas não estarem feitas em Casal de Cambra, o que poderia ter melhorado em muito a nossa vida. Se tiver dúvidas procure-nos, demonstrar-lhe-emos até documentalmente se for o caso.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O DEBATE POR ESCRITO


Temos de estar de acordo porque vivemos no mesmo sítio e passámos as mesmas dificuldades, mas eu defendo que é útil haver uma mudança, porque o PS está na Junta há 12 anos”, considera a candidata da Coligação Mais Sintra. Fernanda Santos diz que não está em causa o trabalho do actual executivo presidido por José Elias, mas sim “a necessidade de mudança”.

O socialista discorda e afirma que a teoria “não cola”. Nas últimas eleições a população votou massivamente em Fernando Seara para a Câmara e na Coligação Mais Sintra para a Assembleia Municipal, mas escolheu claramente que queria o José Elias na Junta. Foi a eleição que ganhei por mais votos, o que me motivou ainda mais a prosseguir com o trabalho, porque há muita coisa para concluir”, avança.

Já a CDU concorda sobretudo com as carências. “Falta fazer muita coisa, porque Casal de Cambra ainda é um bairro problemático e tem várias necessidades”, diz Joaquim Fortuna. Uma das maiores preocupações dos comunistas é a segurança. “Temos de exigir o aumento do patrulhamento porque temos de ver os polícias nas ruas. E é preciso melhorar a iluminação pública, que tem bastantes deficiências”.José Elias defende-se e reforça as motivações. “Recandidato- me para concluir o trabalho que esperava já ter mais avançado, mas que não foi possível graças à actual gestão camarária que tem boicotado Casal de Cambra”, acusa.

Nesta matéria, Fernanda Santos recorda que faltam projectos como a escola profissional, as melhorias no centro de saúde e a piscina municipal. “Tenho de admitir que nem tudo correu bem e o Fernando Seara quando se recandidata também quererá dar continuidade ao trabalho e cumprir o que não conseguiu fazer”, admite.A candidata defende, no entanto, que uma das prioridades deverá ser o urbanismo. “A associação de proprietários tinha a função de recuperar e legalizar. É nesse campo que quero batalhar. Precisamos de regras de excepção e peço ao presidente da Câmara que tome em consideração que nascemos do nada e que as pessoas que já têm 70 ou 80 anos investiram tudo o que tinham, mas a legalização está longe de atingir o que pretendemos”.O actual presidente lembra que a questão ultrapassa a Junta e deixa um alerta. “Espanta-me ouvir a referência à associação, que está sem direcção há vários anos. Não sei se a Fernanda candidata vai fazer essa força através da associação ou através da sua própria agência”, refere José Elias. “Não tenho nada a apontar ao seu profissionalismo, mas sempre disse e alertei que havia um perigo grave de haver uma certa confusão entre a proprietária da agência e a presidente. Espero que não venha a acontecer”, alerta.

A candidata garante que se for eleita dará baixa da actividade. “Se as pessoas vão ao meu local de trabalho e eu os posso servir, posso garantir que não cobro um tostão por essas informações. Faço-o como faço no café ou noutros locais em que as pessoas me abordam, até em casa. Foi assim que Casal de Cambra andou para a frente. O escritório continuará porque não trabalha apenas para a vila e porque tenho lá três funcionários que poderão ficar e defender os seus fregueses, mas não vou misturar as águas”, assegura.Falta investimento da Câmara na freguesiaCasal de Cambra foi elevada a vila este ano, mas os candidatos não acreditam que a classificação traga vantagens. “É o reconhecimento público do trabalho da população, mas é mais um aspecto honorífico do que uma porta para resultados práticos”, entende José Elias.

Aliás, o actual autarca acusa a Câmara de desinvestimento. “Todos os anos tínhamos duas empreitadas articuladas com a Junta, mas isso desapareceu. Agora são geridas a bel-prazer de cada vereador”, lamenta.

A CDU reconhece o problema, mas diz que “sempre aconteceu com vários presidentes”. Quanto ao investimento, Joaquim Fortuna gostava de ver mais recuperação de espaços verdes e maior aposta na acção social. “Uma vila nova devia estar mais bonita, mais limpa. E ter mais creches e jardins-de-infância, assim como outra escola porque aquela está a rebentar pelas costuras.”Mas José Elias lembra que a CDU tem feito parte do executivo da Junta e por isso está informada das dificuldades com a Câmara.

Posso dizer que só tenho tido reuniões com o vereador Marco Almeida quando é ele a convocar, porque de todas as vezes que peço reuniões, elas não aconteceram. E com Seara, tenho as reuniões, ele diz que as coisas vão andar, mas o andar dele é como ele diz ‘ninguém para Sintra’ porque ela já está parada.”A candidata da Coligação Mais Sintra não comenta. “Há situações que me ultrapassam. Preocupo-me com o próximo mandato, com ou sem Seara, e serei persistente para conseguir as nossas coisas”, garante Fernanda Santos. Os três autarcas esperam também a inauguração em breve do gimnodesportivo mas apontam a necessidade de mais espaços para os jovens. “Temos um espaço lúdico previsto no edifício da Junta, foram feitas as obras, mas faltam 10 mil euros para comprar o equipamento. Está à espera da assinatura do presidente”, lamenta José Elias.
Texto e fotos de Luis Galrão
in "Jornal de Sintra" Autárquicas 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário