terça-feira, 13 de outubro de 2009
CASAL DE CAMBRA VOTOU
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
AINDA HÁ TEMPO
AFINAL EM QUE FICAMOS
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
A FARSA
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
O EMBUSTE
ACÇÃO SOCIAL E SAÚDE.
A construção do lar da 3ª idade só não é ainda uma realidade porque a C.M.S. ainda não disponibilizou o terreno que está prometido desde 1996 e que o Dr. Seara há cerca de um ano garantia para o Natal de 2008, o que aliás já nos tem feito perder apoios do Poder Central e até da Comunidade. Quanto ao alargamento do horário do Centro de Saúde , não depende nem da C.M.S. e muito menos da Junta. Aliás e como é do conhecimento de todos o Serviço Nacional de Saúde está em reestruturação e esperam-se medidas a curto prazo.
A higiene e limpeza da Freguesia dependem da HPEM e obviamente da C.M.S, que, durante anos prometeu o reforço de meios e só muito recentemente aumentou o número de efectivos, de qualquer modo insuficientes tendo estado prevista a vinda de uma máquina, o que nunca veio a acontecer.
EDUCAÇÃO E DESPORTO.
A Escola Secundária, tem sido objecto de insistência por parte não só da Junta mas, igualmente do Agrupamento Escolar, mas, obviamente não depende da vontade da C.M.S., mas, da justificação em termos de número de alunos, o que até ao momento segundo a DREL ainda não aconteceu.
Ludoteca. Não sendo exactamente a mesma coisa, está desde Julho do ano passado tudo pronto, incluindo duas funcionárias da C.M.S. indigitadas para virem para Casal de Cambra, para um espaço tipo ludoteca para Jovens no Parque Urbano com as obras feitas, só não estando a funcionar porque o Dr. Seara travou o processo.
Relvado Sintético. Esta então é demais. Há mais de um ano que um vereador da C.M.S., não revelo o nome por questões éticas, propõs ao Dr. Seara a transferência de 245.000 Euros para a Junta para a aquisição do Sintético, o que o Dr. Seara não terá autorizado. Por outro lado havia uma outra proposta do pelouro do Desporto que também ia nesse sentido.
Se não há sintético deve-se apenas à C.M.S. e à sua gestão. Em contrapartida foi colocado sintético num clube que só tinha Futsal, imagine-se.
TRANSPORTES E SEGURANÇA.
Há vários anos que promovemos uma reunião na Junta de Freguesia, entre a C.M.S. e a Rodoviária, exactamente nesse sentido, estando a Rodoviária na disposição de avançar com um acordo, como os que já existem com a Câmara Municipal de Loures e de Odivelas. Se não temos um carro desses a circular deve-se exclusivamente à inércia da C.M.S.
Reforço da Segurança, está já prevista a vinda de mais efectivos, provenientes da nova incorporação.
AMBIENTE E ESPAÇOS VERDES.
Existem já um razoável número de ecopontos, embora estejamos ainda longe do número ideal por milhar de habitantes. Promessas de colocação de mais tem sido uma constante, mas, na hora da verdade são colocados noutros locais. Oleões existe um, apesar de termos sempre insistido na colocação de mais, a resposta é invariavelmente sempre a mesma. De momento não há, ou estamos à espera de concurso, etc.
IGUALDADE DE OPORTUNIDADES.
Por ignorância ou talvez não, a verdade é que esse serviço já existe na Junta de Freguesia e é prestado por uma ONG "O Olho Vivo" que connosco estabeleceu uma parceria. Todas as semanas durante um dia inteiro está um funcionário a receber os emigrantes auxiliando no processo de legalização.
Outros Projectos Relevantes.
O serviço prestado pelo Posto de Correios, é de primeira qualidade e por todos reconhecido, a diferença para uma Estação está na prestação sobretudo de serviços financeiros postais. Os CTT no entanto não se tem mostrado disponíveis para investirem numa loja, com vista à criação da Estação.
Bombeiros. Há muito que existe uma tipificação dos quartéis de Bombeiros e da criação de Secções. Para tal existem distâncias mínimas, entre quartéis para que tal possa ser autorizado. Não é portanto uma questão de querer, mas, sim de ser possível.
CEMITÉRIO. A candidata sabe que o processo do cemitério já está a decorrer, já foi efectuado o levantamento topográfico, seguindo-se a fase de consulta, para a elaboração de um estudo prévio. No entanto a Junta encontra-se paralelamente em conversações com uma grande empresa do ramo, com vista à possibilidade do lançamento de um concurso de concepção e execução, com contrato de exploração por um determinado número de anos.
Portanto e mais uma vez o que aqui temos não passa de um embuste, tentando fazer acreditar à população que a Junta não terá abordado estes assuntos e que agora chegam os salvadores da pátria.
Muitas das necessidade aqui apresentadas se ainda existem em Casal de Cambra, são-no porque a C.M.S. não investiu, deliberadamente nelas, apesar dos nossos pedidos.